História Vmax



A origem da Vmax se da no início de 1983 quando o desenhista americano Ed Burke que trabalhava na   YAMAHA começou o seu esboço. Considerado o pai da Vmax, Ed realiza vários esboços diferentes para inspirar os engenheiros japoneses: vaqueiro, futebol americano, superman, dragstar, sexo e músculo. A Vmax deve ter peitorais e ser sensual ao mesmo tempo. O seu motor é inspirado diretamente da cultura mecânica americana á base dos grades motores V8 montados em hot rods, a Vmax terá um musculoso motor V4 e aceleração maior que qualquer outra motocicleta.

AS IMAGENS DOS PRIMEIROS ESBOÇOS DA Vmax
Praticamente não alterou desde a sua criação e é uma das razões do seu sucesso. O proprietário de uma Vmax 1985, que foi a primeira comercializada, não tem nada a desejar ao de um modelo 2000, a não ser a adição das normas anti-ruído e  antipoluentes.
Abaixo um curto resumo de algumas modificações durante o primeiro modelo até os dias de hoje:
1983
Primeira maquete em madeira com primeira roda de liga leve.
1984
Apresentação à convenção dos concessionários americanos em Las Vegas.
1985
comercialização no EUA em versão 145cv, equipada com o sistema V-Boost e rodas de liga leve.
1986
Comercialização em maio na França e Europa da Vmax 100cv sem o V-Boost. Rodas de liga leve, cor bordeaux, entrada de ar e tampas laterais em alumínio escovado com sigla Vmax em baixo relevo.
1987
Sigla Vmax em alto relevo sobre as tampas laterais.
1988
Cor vermelha, entrada de ar preto e tampas laterais vermelho e preto.
1989
Cor preta com entrada de ar e tampas laterais na cor alumínio escovado. Uma versão limitada é dotada de rodas semi lenticulares em alumínio.
1990
A versão limitada torna-se a versão de série com as rodas, entrada de ar e tampas laterais inteiramente de alumínio. Ignição eletrônica. A parte central dos discos de freio passa a ser preto. É certamente a versão mais pura, com escapes maiores e inteiramente cromados.
1991
Adaptação às normas anti-ruído.
1993
As modificações são expressivas: o novo garfo dianteiro passa a ser de 43mm o seu diâmetro no lugar de 40mm. Os discos dianteiros, suas pinças passam a ter 4 pistões.
1996
A Vmax adota o preto, rodas, escapes, parte inferior da entrada de ar, tampas laterais e o garfo dianteiro.
1998
Os escapes voltam a ser cromados, as rodas são de alumínio polido como também o garfo dianteiro, a entrada de ar e as tampas laterais são metade alumínio e metade preta.
1999
Visual de carbono sobre as partes pintadas: falso tanque e pára-lamas.
O guarda garfo é cromado, os piscas traseiros são recuados para satisfazer a regulamentação.
2003
Fim comercialização na França, mas não é feita a homologação.
2004
O catálogo é sempre disponível nos EUA e em alguns outros países (Suíça, Holanda...)
2005
Edição especial de 20 anos é aniversário; vermelho flammé, rodas pretas, escapes cromados e logotipo especial no tanque falso.
2009
A YAMAHA responde a concorrência lançando à nova Vmax. O seu perfil conserva a arquitetura original e suas características de tanto sucesso. A clássica produzida por 24 anos com alterações tecnológicas, é reeditada adeauando-se a novos padrões de desempenho, eficiência e comportamento dinâmico.
Com o seu musculoso motor em V de 4 cilindros de ângulo de 65° (antes de 70°), que agora vem com 1679 cm³ é composto de cilindros de maior diâmetro sem alterar o curso dos pistões forjados. Como era de se esperar, a eletrônica comanda a injeção nos carburadores, no coletor de admissão variável e o acelerador. Essas mudanças elevaram a potência para 200 cv a 9.000 rpm e o torque para 17 mkgf a 6.500 rpm. O câmbio continua com as 5 marchas e preserva o seu eixo cardã na transmissão final e o silenciador vem em titânio dando uma durabilidade e resistência ainda maior.

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Paulo Afonso, BA, Brazil
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