A origem da Vmax se da no início de 1983 quando o desenhista americano Ed Burke que trabalhava na YAMAHA começou o seu esboço. Considerado o pai da Vmax, Ed realiza vários esboços diferentes para inspirar os engenheiros japoneses: vaqueiro, futebol americano, superman, dragstar, sexo e músculo. A Vmax deve ter peitorais e ser sensual ao mesmo tempo. O seu motor é inspirado diretamente da cultura mecânica americana á base dos grades motores V8 montados em hot rods, a Vmax terá um musculoso motor V4 e aceleração maior que qualquer outra motocicleta.
AS IMAGENS DOS PRIMEIROS ESBOÇOS DA Vmax
Praticamente não alterou desde a sua criação e é uma das razões do seu sucesso. O proprietário de uma Vmax 1985, que foi a primeira comercializada, não tem nada a desejar ao de um modelo 2000, a não ser a adição das normas anti-ruído e antipoluentes.
Abaixo um curto resumo de algumas modificações durante o primeiro modelo até os dias de hoje:
1983
Primeira maquete em madeira com primeira roda de liga leve.
1983
Primeira maquete em madeira com primeira roda de liga leve.
1984
Apresentação à convenção dos concessionários americanos em Las Vegas.
Apresentação à convenção dos concessionários americanos em Las Vegas.
1985
comercialização no EUA em versão 145cv, equipada com o sistema V-Boost e rodas de liga leve.
comercialização no EUA em versão 145cv, equipada com o sistema V-Boost e rodas de liga leve.
1986
Comercialização em maio na França e Europa da Vmax 100cv sem o V-Boost. Rodas de liga leve, cor bordeaux, entrada de ar e tampas laterais em alumínio escovado com sigla Vmax em baixo relevo.
1987
Sigla Vmax em alto relevo sobre as tampas laterais.
Sigla Vmax em alto relevo sobre as tampas laterais.
1988
Cor vermelha, entrada de ar preto e tampas laterais vermelho e preto.
Cor vermelha, entrada de ar preto e tampas laterais vermelho e preto.
1989
Cor preta com entrada de ar e tampas laterais na cor alumínio escovado. Uma versão limitada é dotada de rodas semi lenticulares em alumínio.
Cor preta com entrada de ar e tampas laterais na cor alumínio escovado. Uma versão limitada é dotada de rodas semi lenticulares em alumínio.
1990
A versão limitada torna-se a versão de série com as rodas, entrada de ar e tampas laterais inteiramente de alumínio. Ignição eletrônica. A parte central dos discos de freio passa a ser preto. É certamente a versão mais pura, com escapes maiores e inteiramente cromados.
A versão limitada torna-se a versão de série com as rodas, entrada de ar e tampas laterais inteiramente de alumínio. Ignição eletrônica. A parte central dos discos de freio passa a ser preto. É certamente a versão mais pura, com escapes maiores e inteiramente cromados.
1991
Adaptação às normas anti-ruído.
Adaptação às normas anti-ruído.
1993
As modificações são expressivas: o novo garfo dianteiro passa a ser de 43mm o seu diâmetro no lugar de 40mm. Os discos dianteiros, suas pinças passam a ter 4 pistões.
As modificações são expressivas: o novo garfo dianteiro passa a ser de 43mm o seu diâmetro no lugar de 40mm. Os discos dianteiros, suas pinças passam a ter 4 pistões.
1996
A Vmax adota o preto, rodas, escapes, parte inferior da entrada de ar, tampas laterais e o garfo dianteiro.
A Vmax adota o preto, rodas, escapes, parte inferior da entrada de ar, tampas laterais e o garfo dianteiro.
1998
Os escapes voltam a ser cromados, as rodas são de alumínio polido como também o garfo dianteiro, a entrada de ar e as tampas laterais são metade alumínio e metade preta.
Os escapes voltam a ser cromados, as rodas são de alumínio polido como também o garfo dianteiro, a entrada de ar e as tampas laterais são metade alumínio e metade preta.
1999
Visual de carbono sobre as partes pintadas: falso tanque e pára-lamas.
O guarda garfo é cromado, os piscas traseiros são recuados para satisfazer a regulamentação.
Visual de carbono sobre as partes pintadas: falso tanque e pára-lamas.
O guarda garfo é cromado, os piscas traseiros são recuados para satisfazer a regulamentação.
2003
Fim comercialização na França, mas não é feita a homologação.
Fim comercialização na França, mas não é feita a homologação.
2004
O catálogo é sempre disponível nos EUA e em alguns outros países (Suíça, Holanda...)
2005
Edição especial de 20 anos é aniversário; vermelho flammé, rodas pretas, escapes cromados e logotipo especial no tanque falso.
O catálogo é sempre disponível nos EUA e em alguns outros países (Suíça, Holanda...)
2005
Edição especial de 20 anos é aniversário; vermelho flammé, rodas pretas, escapes cromados e logotipo especial no tanque falso.
2009
A YAMAHA responde a concorrência lançando à nova Vmax. O seu perfil conserva a arquitetura original e suas características de tanto sucesso. A clássica produzida por 24 anos com alterações tecnológicas, é reeditada adeauando-se a novos padrões de desempenho, eficiência e comportamento dinâmico.
A YAMAHA responde a concorrência lançando à nova Vmax. O seu perfil conserva a arquitetura original e suas características de tanto sucesso. A clássica produzida por 24 anos com alterações tecnológicas, é reeditada adeauando-se a novos padrões de desempenho, eficiência e comportamento dinâmico.
Com o seu musculoso motor em V de 4 cilindros de ângulo de 65° (antes de 70°), que agora vem com 1679 cm³ é composto de cilindros de maior diâmetro sem alterar o curso dos pistões forjados. Como era de se esperar, a eletrônica comanda a injeção nos carburadores, no coletor de admissão variável e o acelerador. Essas mudanças elevaram a potência para 200 cv a 9.000 rpm e o torque para 17 mkgf a 6.500 rpm. O câmbio continua com as 5 marchas e preserva o seu eixo cardã na transmissão final e o silenciador vem em titânio dando uma durabilidade e resistência ainda maior.